.: Principal
.: Arquitetura
.: Cotação on-line
.: Cursos/Eventos
.: Dicas
.: Matérias
.: Engenharia Civil
.: Licitação Pública
.: Links
.: Lista de discussão
.: Orçamento
.: Parceiros
.: Vagas
.: E-mail grátis
.: Chat
.: Contato
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

DICAS

Página dedicada as dicas de construção

Lançamento:

Produzida com a tecnologia CRFS - Cimento Reforçado com Fio Sintéticoa Eterplac - Placa Cimentícia, é ideal para projetos que exijam versatilidade, rapidez na montagem e um excelente acabamento.
Em função de suas características, apresenta uma excelente performance técnica no que se refere à trabalhabilidade, durabilidade, estabilidade e resistência à umidade. Isto se traduz num produto que proporciona: 

 
Ampla versatilidade de uso: paredes internas e externas, áreas secas e úmidas, fachadas, beirais e oitões, shafts, módulos construtivos, construção steel framing, entre outras;
 
Ótima relação custo-benefício: redução dos custos com mão de obra e com o desperdício de material, bem como dos prazos de entrega.

A Eterplac está disponível em diversas dimensões e espessuras, possibilitando os uso nos mais diversos tipos de projetos e aplicações.
 Para visualizar clique AQUI.  Fonte: www.eternit.com.br
 

 

Dicas para construção e reforma

Assista os vídeos relacionados abaixo:

 

 

 

1. Planeje sua obra e compre os materiais com antecedência;

2. Não contrate qualquer um para ser seu construtor, peça referências;

3. Fique atento. Um traço errado no reboco, no concreto, ou um ferro mal dimensionado pode levar à rachaduras e fissuras;

4. A profundidade do alicerce é importante, deve ficar colocado sobre terreno firme;

5. Uma parede mal planejada pode ser dinheiro no lixo, você pode ter que derrubá-la, por arrependimento;

6. É muito comum em nosso país as obras sem a presença do Engenheiro. Em nossas andanças por obras constatamos o seguinte:

a) Os pedreiros e mestre de obras costumam , no momento de estimar a armadura das estruturas, subdimensionar as vigas e superdimensionar as lajes ;

b) Uma armadura superdimensionada pode levar a gastos maiores com mão de obra e material e subdimensionada acarretará certamente fissuras indesejáveis, que proporcionarão ao proprietário a sensação de medo enquanto não for corrigido o problema, e aí virão novos gastos. De qualquer forma você acabará gastando mais do que deveria ;

7. Quem de nós ainda não viu aquelas fissuras ou trincas nos cantos inferiores das janelas ??

A solução é a seguinte: mande quebrar no local e em volta em torno de 50 cm até chegar no tijolo, e coloque uma custura de ferro apropriada no lugar onde existiam as fissuras(já existem no mercado materiais para este fim) . Daí faça uma argamassa no traço 1:3 (1 volume de cimento para 3 volumes de areia fina) e cubra a área a ser recuperada!

Pronto! Provavelmente as trincas não aparecerão mais.

8 -Em lojas de materiais de demolição, é possível encontrar produtos de qualidade em bom estado por um preço abaixo do mercado. Por exemplo: grades, portas, tijolos e outros.

9 - Procure projetar banheiros lado a lado para economizar na metragem da tubulação.

10 - A tinta epóxi ou a borracha clorada, são ótimos substitutos do azulejo para áreas molhadas.

11 - Para o piso, o granilite é econômico e resistente, sendo uma ótima opção para substituir mármore ou granito.

12 - Em um projeto rústico, consulte seu arquiteto sobre a possibilidade de deixar internamente visível o telhado (sem forro).

  Dicas para construção e reforma

 

Corrosão de Armaduras em Elementos Estruturais (Pilares)

A foto abaixo mostra claramente os efeitos da acentuada corrosão em armaduras (ferragens), inclusive com fácil desagregação do concreto. As fissuras que aparecem no pilar nada mais são do que o resultado da expansão interna do volume (diâmetro) dos ferros utilizados no Pilar. Ao oxidar-se com o decorrer do tempo o ferro (Aço de construção) expande seu volume, provocando assim as fissuras externas no Pilar.

                                

Como o Pilar trabalha a compressão para suportar o peso da estrutura situada acima dele, um fissuramento provocaria uma diminuição da seção transversal do mesmo e, consequentemente no local haverá um ponto vulnerável, propiciando, se não houver um tratamento, o esmagamento do Pilar e comprometimento da estrutura. Tudo este processo é lento, mas ininterrupto.

Muitos por desconhecimento, acham que o simples preenchimento das fissuras com argamassa de cimento e areia e algum aditivo, soluciona o problema. Tal procedimento não resolve o problema e a oxidação continua por que não foi tratada.

A solução implica em linhas gerais:

- remoção do concreto afetado

- reconstituição da seção original da armadura

- em casos de início de corrosão sem comprometimento do concreto e das barras de aço, recuperar o componente estrutural mantendo as dimensões originais através de argamasa apropriada e com traço específico

- em casos avançados de corrosão, reformar o componente estrutural aumentando as suas dimensões originais através de reforço

- eventualmente, demolir e reconstruir o elemento afetado.

Vale salientar, que a oxidação de armadura pode acontecer em qualquer elemento estrutural a saber: Pilares, vigas e lajes.

Os serviços acima mencionados, por serem de grande responsabilidade, devem ser executados por firma de Engenharia responsável ou Engenheiro Civil.

Como calcular o custo e quantidade de materiais para execução de seu piso? clique AQUI

Conheça a PLANILHA DE COMPOSIÇÃO DE PREÇOS UNITÁRIOS CONSTRUÇÃO, para calcular os custos e quantitativos de sua obra, clicando AQUI

Conheça as funções dos operários envolvidos na construção civil

Encarregado Geral de Obras: Planejar, organizar e monitorar as atividades de construção civil, montagens e instalações eletromecânicas, e lançamentos de cabos em Linhas de Transmissão.

  

Mestre-de-obras: coordenador das atividades do carpinteiro, pedreiro, servente e armador, controle de planilhas de material, interpretação de produção, analisar relatórios, identificar falhas no serviço.

 

Pedreiro: irá fazer preparação de massas, organização do local da obra, aplicação de revestimentos, disponibilizar materiais para a obra.

 

Servente: irá auxiliar o carpinteiro e o pedreiro, remoção de materiais, desmontar alvenaria, cortar materiais, definir etapas de serviços, preparação de massas.

 

Carpinteiro: irá fazer a montagem de formas de madeira, conferir esquadros, planos de corte de peças de madeiras, distribuição de cavaletes.

 

Auxiliar de pedreiro: auxiliar do pedreiro na preparação de massas,  organização e limpeza do local da obra, disponibilizar materiais para a obra.

 

Armador de ferros: produção de armação e corte de ferragens, analisar medidas, montar gabaritos para corte, fixar estribos, montar barras em geral.

 

PISOS FRIOS

Por Ignez Ferraz

 

 

1

 

1 - Quando optar por pisos frios em ambientes internos (salas, quartos, halls, etc)?

- Em cidades com o clima do Rio todos os ambientes podem utilizar o piso frio – do hall aos quartos.


Em apartamentos pequenos ou flats, a mesma  especificação em toda a área é bem-vinda

 

Em banheiros de área reduzida, cerâmicas de 10x10 cm, pastilhas (e a mistura delas) ou ainda retangulares estreitas com aspecto “retrô” são um charme 

 

Uma solução interessante é o uso de filetes de mármore - compre o “refugo” mais barato, corte e misture. Esta também é boa opção para as cozinhas.

Peças de granito de diferentes formatos (em tonalidades escuras) incrustadas em placas maiores podem formar um desenho original.


2 - Quais os cuidados que devem ser tomados?

- Cerâmicas (20x20cm, 30x30cm) e alguns porcelanatos (45x45cm, 45x60cm, rústicos ou brilhantes) podem ser utilizados em placas menores, proporcionais ao tamanho e aparência do cômodo.
- Pedras nobres como mármores e granitos ou seus equivalentes compostos (limestone, silestone) ficam bem em placas grandes (50x50cm ou 60x60cm os naturais, até 100x100cm os compostos) em ambientes mais ricos.

 

Se possível, dimensione as peças para não haver corte e compatibilize o restante do projeto por essas medidas.

 

Em alguns casos, os novos porcelanatos (até 120 x 180 cm) ficam muito bem em compartimentos com dimensões inversamente proporcionais às suas dimensões - lavabos, por exemplo.

 

O solarium é um caso a parte, pois mesmo sendo rústico fica elegante em maiores dimensões. Mas MUITO cuidado na colocação e manutenção, pois mancha facilmente, ao contrário dos outros materiais.

 

- Os revestimentos brancos ou off-white como pedras S.Tomé tipo quartzito devem ser assentados com cimento branco para não escurecerem com o tempo. Resinas também devem ser aplicadas sobre eles, com exceção das áreas molhadas, como piscinas externas. A combinação dos dois acabamentos se integra bem numa cobertura.

3 - Como harmonizar pisos frios com outros elementos da decoração?

Tapetes
- Gosto de colocar pequenas passadeiras ao lado da cama quando o quarto do casal possui piso frio, para a hora de levantar.

 

 

Um quadriculado (30x30cm) em dois tons de mármore ou cerâmica substitui o tapete

 

Não recomendo utilizar tapetes na Sala de Jantar ou em qualquer área de refeições

 

Já no living algumas vezes é importante para “amarrar” os diversos setores, sempre em harmonia com a grandeza do piso: tapetes persas sobre pisos nobres; com outros pisos conjugue nylon com desenhos geométricos ligeiros, artesanais mesclados com fibras ou placas de couro. Todos eles aquecem o ambiente.

Mesas de centro com tampo de madeira não requerem um tapete sob elas, mas em vidro pode ser necessário

Móveis:

- Como o piso frio nos remete à ambientes arejados e ensolarados, o mobiliário não pode ter aspecto "pesado" ou tecidos muito encorpados.

- Sofás e poltronas, de preferência "soltos" do chão com pequeninos pés.

Se o revestimento for escuro, como ardósia, quase sempre um tapete claro sobreposto "levanta" os móveis e ambientes.

 

Se o revestimento for escuro, como a ardósia, quase sempre um tapete claro sobreposto “levanta” os móveis e ambientes.

 

4 - Quais os cuidados ao escolher pisos com motivos trabalhados?

- Não costumo utilizar pisos decorados, justamente por "prenderem" muito o ambiente e como acho que pisos são revestimentos definitivos, deveriam ser os mais neutros possíveis, para compor diversas decorações.

-Ladrilhos hidráulicos estampados (em toda a superfície, apenas salpicados ou como "tabeira") podem ficar bastante simpáticos em lavabos, pequenas cozinhas ou jardins de inverno - neste caso os móveis de junco cairão como uma luva. Aliás, os modernos ladrilhos hidráulicos (20x20cm) em tons lisos são puro charme!

5- O que evitar?

Evitaria cerâmicas estampadas ou mesmo imitando mármore e madeira - mas podem ser apenas texturizadas, com um ligeiro relevo.

www.ignezferraz.com.br

E-mail: grif@ignezferraz.com.br

 

Use a calculadora de áreas e volumes para facilitar seus cálculos

Acompanhe neste espaço as atualizações periódicas com novas dicas

próxima página

 

[Voltar]         [principal]

Copyright © Construirnet.com - Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização (Lei 9.610/98)

  Tornar página inicial

Adicionar aos favoritos

 

  
Get a Voki now!

Cotação de Preços

   

Nome trução e orçamento

dicas construção engenharia civil como construir reformar orçamento arquitetura

© www.construirnet.com